Osteoporose é o resultado da perda da densidade óssea, que enfraquece o osso normal e os deixam mais propensos a fraturar, geralmente afetando coluna e outros ossos do corpo. A perda da força óssea, particularmente no idoso, pode levar a fraturas da coluna após um trauma mínimo.

Dor nas costas é o principal sintoma de fratura por osteoporose e ocorre na região da vértebra fraturada, sendo mais comum na coluna dorsal (meio das costas) e na lombar (inferior das costas). Alguns pacientes não apresentam sintomas e poderão descobrir o problema acidentalmente ao realizarem radiografia do tórax ou da coluna lombar por exemplo.

Uma única fratura pode parecer ter pouca repercussão, mas, a longo prazo, aumenta o risco de novas fraturas. O efeito acumulado das fraturas pode ser devastador. Dor crônica, disfunção e dificuldade em completar as atividades do dia a dia podem levar a problemas psicológicos e sociais, incluindo depressão.

O tratamento pode incluir analgésicos e anti-inflamatórios, uso de coletes ou até mesmo cirurgia. É fundamental procurar um médico no caso de dor persistente em especial apos traumas.

As medidas mais importantes para prevenir a osteoporose são:

-Dieta
-Exercícios
-Não fumar
-Exposição solar de 15 a 20 minutos por dia
-Evitar uso excessivo de corticoides

Fonte: https://www.instagram.com/clinicasalati/

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#drfelipebarretoneuro

#dr.felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#especialistaemcoluna

#especialistaemcolunasp

#especialistaemcolunasaopaulo

#herniadedisco

#cirurgiadacoluna

#tratamentodacoluna

#colunalombar

#colunatoracica

#colunacervical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *