A dor lombar é muito comum entre a comunidade esportiva. Tanto atletas amadores como os de alta performance estão sujeitos a sofrer com ela. Apesar de haver uma série de causas, ela pode facilmente ser tratada com medidas conservadoras.

O que é?

A dor lombar, também chamada de lombalgia, é muito comum no mundo do esporte. Nos atletas de corrida, a lombalgia é uma das queixas mais frequentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que 80% da população mundial têm ou terá a lombalgia. No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas apresentam a dor lombar anualmente. Entre a comunidade esportiva, este sintoma é muito comum e pode ocorrer devido a prática inadequada de exercícios físicos ou mesmo por conta do mal condicionamento físico. E importante salientar que tanto atletas amadores como profissionais estão sujeitos a dor lombar.

Quais as causas da lombalgia no mundo do esporte?

Neste grupo em especifico, o que mais pode causar dor lombar é a combinação dos movimentos de flexão e rotação do tronco com sobrecarga da coluna, algo muito comum em academias, por isso é importante que, tanto o atleta amador como o atleta profissional, tenham em consciência que preparo muscular e manutenção de treinos são ações que vão facilitar o dia a dia. Evitando assim, lesões e quedas de rendimento.

Categorias como atletismo, ginástica, judô, mergulho e salto com vara são exemplos e práticas que, por conta do peso na estrutura vertebral, podem desencadear a dor lombar.

Devemos ter sempre em mente que a coluna vertebral é uma das principais estruturas que compõem o corpo humano. Ela tem a função de manter a postura corporal e garantir a mobilidade por todo o corpo. Em cada vértebra há pressão por conta do peso e da grande quantidade de movimentos. Pela coluna passam nervos muito importantes, que controlam e emitem descargas elétricas responsáveis pela função de todos os musculos. Portanto, é uma das estruturas que mais exigem a nossa atenção, no lembrando que devemos ter todo o cuidado para que ela não venha a ter problemas no futuro.

 

Leia mais em: https://drluizclaudiorodrigues.com.br/artigos/24-dor-lombar-em-atletas

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#drfelipebarretoneuro

#dr.felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#especialistaemcoluna

#especialistaemcolunasp

#especialistaemcolunasaopaulo

#herniadedisco

#cirurgiadacoluna

#tratamentodacoluna

#colunalombar

#colunatoracica

#colunacervical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *