As lesões na coluna podem acometer atletas, tanto profissionais, quanto amadores. As regiões mais afetadas são músculos e ligamentos na área lombar. Os casos mais graves podem afetar o disco intervertebral e alguns atletas podem sofrer com fraturas. Algumas das principais lesões na coluna dos atletas são:

Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando um dos discos intervertebrais se desloca. Os discos agem amortecendo o impacto e evitando o contato direto entre as vértebras. Ao sair do eixo, há compressão das raízes nervosas. Esportes que exigem muita força do atleta, como o levantamento de peso, podem causar uma hérnia de disco.

Espondilólise

É uma fratura por estresse na coluna, mais precisamente na região das vértebras. A espondilólise ocorre na parte inferior das costas, podendo fraturar apenas um dos lados, ou os dois. A prática de certos tipos de esportes como ginástica, futebol americano, luta, entre outros são, justamente, um fator de risco para a condição.

Lesões nas articulações da coluna

As articulações da coluna podem sofrer com entorses, assim como outras áreas do corpo, como os tornozelos e os punhos. Na coluna isso ocasiona o aumento do líquido articular; alterações da cartilagem; além de estiramentos dos ligamentos e das cápsulas da coluna. Isso costuma acontecer por movimentos de rotação, como os que são praticados ao jogar tênis.

Fraturas

As fraturas na coluna costumam ser de alto risco, podendo inclusive causar lesões neurológicas. Elas são mais frequentes em atletas que praticam esportes de alta velocidade, ou com possibilidade de grandes quedas, como mountain bike, escalada, esqui, entre outros.

A prevenção para evitar essas lesões pode ser feita com o acompanhamento de preparadores físicos, médicos e fisioterapeutas. O reforço muscular é uma das medidas que ajuda a evitar lesões nessa área tão importante do corpo humano.

Quando há o surgimento dos sintomas, o paciente deve procurar um médico especialista em ortopedia e traumatologia para que o diagnóstico e o tratamento correto sejam feitos.

 

Leia mais em: http://drmarcon.com.br/website/index.php/blog/as-principais-lesoes-na-coluna-dos-atletas

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#drfelipebarretoneuro

#dr.felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#especialistaemcoluna

#especialistaemcolunasp

#especialistaemcolunasaopaulo

#herniadedisco

#cirurgiadacoluna

#tratamentodacoluna

#colunalombar

#colunatoracica

#colunacervical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *