SOBRE A DISTONIA
A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos. Como se trata de uma doença principalmente hereditária, a distonia pode causar contrações musculares involuntárias graves, que podem interferir na sua vida cotidiana.
DEFINIÇÃO E SINTOMAS
A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.
Indivíduos com distonia sofrem frequentemente de contrações musculares involuntárias anormais que podem muitas vezes interferir nas funções cotidianas, como caminhar, dormir, comer e falar.
TIPOS DE DISTONIA
Existem dois tipos de distonia:
- Distonia primária – uma doença da qual a distonia é o único sintoma (nenhuma outra patologia).
- Distonia secundária – o efeito de um outro problema de saúde, como acidente vascular cerebral ou infecção. Ela também pode resultar de uma lesão, como um traumatismo craniano.
Além disso, existem várias classificações de distonia, caracterizadas pela parte afetada do corpo:
- Distonia focal (incluindo cervical) afeta uma área do corpo.
- Distonia segmentar afeta duas ou mais áreas próximas do corpo.
- Distonia generalizada afeta todo o organismo.
CAUSAS
Embora as causas da distonia não sejam claras, a distonia primária é principalmente hereditária. A distonia generalizada é considerada a forma da doença com mais alto grau de dificuldade para a convivência e tratamento.
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#distonia