Cifose é uma curvatura da coluna vertebral no plano sagital (olhando de perfil) na qual a convexidade é localizada na região posterior (nas costas). Quando observamos a coluna vertebral de perfil, existem quatro curvas fisiológicas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacro coccígea.

A cifose torácica normal varia entre 20 graus a 45 graus. Quando a cifose torácica está aumentada (acima de 45 graus) é chamada de hipercifose.

Dentre as principais causas de hipercifose estão a cifose postural, a doença de Scheuermann e a cifose congênita.

O QUE É CIFOSE POSTURAL (DORSO CURVO)?

A cifose postural ou dorso curvo ocorre quando não existe um comprometimento estrutural das vértebras da coluna (a cifose é flexível). Ela ocorre devido a uma postura viciosa.

É mais comum em adolescentes. Quando ocorre no sexo masculino, geralmente são meninos altos que acabam adotando uma má postura para disfarçar a sua altura. Nas meninas também pode ocorrer, como forma de esconder o crescimento das mamas. Tem caráter benigno e pode ser resolvida com fisioterapia, reeducação postural global – RPG e alongamentos.

O QUE É CIFOSE CONGÊNITA?

A cifose congênita é definida como uma cifose em decorrência de uma má formação da vértebra da coluna ocorrida no período de desenvolvimento fetal (intra-uterino).

QUAL A CLASSIFICAÇÃO DA CIFOSE CONGÊNITA?

Há três tipos de cifose congênita: Tipo I. Defeito de formação; Tipo II: Defeito de segmentação; e Tipo III: Defeito misto.

QUAL O TRATAMENTO DA CIFOSE CONGÊNITA?

A história natural da cifose congênita depende do tipo da deformidade, da idade do paciente, do tempo de crescimento remanescente e da localização da deformidade. O uso de coletes ou órteses são ineficazes no caso da cifose congênita. As deformidades do Tipo I são quase sempre tratadas de maneira cirúrgica devido risco de progressão e desenvolvimento de déficit neurológico. Está indicada cirurgia ao atingir 5 anos de idade e /ou curvas acima de 5 graus (objetivo é realizar fusão precoce evitando graves deformidades ou complicações neurológicas).

OUTRAS CAUSAS DA CIFOSE!

Doenças neuromusculares e reumatológicas (artrite reumatóide e espondilite anquilosante); osteoporose (em idosos, ocorre enfraquecimento dos ossos e consequentemente micro fraturas); no caso de tumores, infecções (tuberculose); sequela de fraturas, dentre outros.

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *