Cistos sinoviais são comuns em articulações periféricas como mão, pé e joelho. Contudo, também podem aparecer no interior da coluna e comprimir nervos.
O que é articulação sinovial?
Articulação sinovial é tipo comum de junta do corpo humano. Articulações sinoviais possuem membrana sinovial que as envolvem. Além disso, no interior dessa membrana existe líquido sinovial, de aparência clara e citrina. Esse líquido tem função de manter a articulação “lubrificada”.
O que é um cisto sinovial na coluna? Por que ele se forma?
A membrana sinovial (que envolve a articulação) pode degenerar (envelhecer) e se deformar, de modo a surgir uma pequena bolsa preenchida por líquido sinovial. Essa bolsa se chama cisto sinovial. Na coluna, cistos sinoviais podem aparecer dentro do canal vertebral, de modo a “disputar” espaço com nervos e comprimí-los. A região lombar é a mais acometida por cistos sinoviais.
Quais os sintomas de cisto sinovial na coluna?
Cistos sinoviais na coluna se tornam sintomáticos quando passam a comprimir nervos. Dessa forma, o médico especialista em coluna avalia sinais e sintomas de compressão nervosa, como:
- Dor irradiada para os membros inferiores (dor ciática);
- Choque e formigamento nos membros inferiores;
- Perda de força nas pernas.
Cisto sinovial pode virar câncer?
Não. Cistos sinoviais são lesões degenerativas benignas que não malignizam (não há risco de se tornarem câncer).
Quais tratamentos para cisto sinovial na coluna?
O tratamento depende dos sintomas. Casos de compressão neurológica leve podem ser tratados conservadoramente com medicações e fisioterapia. Casos de dor irradiada persistente ou associada a déficit neurológico têm indicação de cirurgia.
Fonte: https://www.drgotfryd.com.br/cisto-sinovial-na-coluna/
Fonte imagem: Carlos Augusto Costa Marques
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#cistosinovialdacoluna
#problemanacoluna