As malformações cavernosas, ou cavernomas, ou angiomas cavernosos são lesões vasculares que acontecem no cérebro ou na medula espinhal formadas a partir de uma anomalia que acontece com pequenos vasos do tecido nervoso e que parece surgir de forma congênita na maioria das pessoas acometidas.

As manifestações dos sintomas, normalmente, aparecem entre 20 anos de idade a 50 anos, sendo que atualmente são encontrados em número cada vez maior em pessoas sem sintomas, isso devido à facilidade do acesso ao exame de ressonância magnética. Quando os sintomas surgem, os mais frequentes são crises convulsivas (50% dos casos), dor de cabeça ou deficiência neurológica.

As opções atuais de manuseio de cavernomas cerebrais incluem a observação (conservadora), com ou sem necessidade de uso de anticonvulsivantes para o caso de pacientes com crises convulsivas, a retirada da lesão por microcirúrgica realizada por neurocirurgião ou o tratamento chamado radiocirurgia.

Fonte: https://drvictorneuro.com.br/2021/02/17/cavernomas-o-que-e/ 

Fonte imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.saudedica.com.br%2Fcavernoma-o-que-e-causas-e-tratamentos%2F&psig=AOvVaw2WNyEq_wtu4cWhLeFxrviP&ust=1619285932435000&source=images&cd=vfe&ved=0CAMQjB1qFwoTCPCDlLD0lPACFQAAAAAdAAAAABAL 

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#cavernomas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *