Uma das queixas mais frequentes nos consultórios de ortopedia é a de dor nas costas, sendo que a região lombar afeta sete em cada dez pessoas. A lombar é a parte inferior das costas, que conecta tórax, cintura e pernas. A lombalgia costuma ocorrer por distensões e entorses, causados por movimentos bruscos e mau jeito. Ela também pode ocorrer por má postura.

Uma maneira de prevenir as dores na lombar é fazendo exercícios. Antes de começá-los, é importante se alongar: isso porque o alongamento diminuirá a tensão e o encurtamento das cadeias de músculos das costas, preparando a lombar para os exercícios. Já os exercícios têm a função de aumentar a força de sustentação da região, fazendo com que lesões sejam menos frequentes.

Fortalecer a musculatura do abdômen também é importante: isso porque quando esses músculos estão fracos, há desalinhamento do centro de equilíbrio do corpo, sobrecarregando as costas e podendo causar a lombalgia.

Caso você não saiba por onde começar, busque sempre a ajuda de um profissional que dará a orientação correta, de acordo com características como idade, peso e capacidade física.

Medidas como perder peso (no caso de pacientes com sobrepeso, ou obesos); fazer reeducação postural; e não fumar também são essenciais para evitar as dores na região lombar. Caso sinta dor persistente ou limitante, não deixe de procurar um especialista!

 

Leia mais em: http://drmarcon.com.br/website/index.php/blog/a-importancia-dos-exercicios-na-prevencao-da-dor-lombar

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#drfelipebarretoneuro

#dr.felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#especialistaemcoluna

#especialistaemcolunasp

#especialistaemcolunasaopaulo

#herniadedisco

#cirurgiadacoluna

#tratamentodacoluna

#colunalombar

#colunatoracica

#colunacervical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *