As dores na coluna afetam o nosso rendimento no dia a dia, trazendo fadiga, indisposição e cansaço. Porém, a grande maioria das pessoas pensa que ter dor na coluna é uma impossibilidade para praticar atividades físicas, porque vai “machucar” ou piorar o problema com as costas.
O que elas não sabem é que a prática de exercícios físicos, se acompanhados por bom profissional da área da saúde, pode resolver os seus problemas na coluna.
As atividades físicas fortalecem a musculatura, alongam os músculos das costas e ajudam a dar sustentação ao corpo, diminuindo os riscos de lesões.
Então vamos levantar do sofá, pois quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, sim! Listamos 5 exercícios que são ideais para você praticar:
1. Musculação
A musculação trabalha com a tonificação dos músculos, melhorando o seu condicionamento físico e fortalecimento.
Além disso, previne lesões, proporciona o ganho de massa muscular, melhora a postura e rejuvenesce.
Mas atenção: é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde para auxiliar no peso das cargas e intensidade dos exercícios.
2. Natação
A natação é uma das modalidades mais completas, porque os movimentos envolvem grande parte dos músculos, melhorando a postura e a flexibilidade.
Proporciona desde a perda calórica até o equilíbrio muscular e o relaxamento dos músculos, além de promover a circulação sanguínea.
Os esportes aquáticos são ideais para quem possui alguma lesão, pois os músculos trabalham mais do que na terra, requerendo maior gasto de energia.
3. Hidroginástica
A hidroginástica aprimora a postura e a coordenação motora, melhorando o condicionamento físico.
Ela melhora o humor e a disposição, pois a água morna diminui a ansiedade e até mesmo o estresse.
Se comparado com atividades físicas na terra, a água reduz até 80% do peso, causando menos pressão nas articulações, costas e dorso.
4. Alongamentos
Os alongamentos fazem com que seus músculos trabalhem ao contrário da sua contração: vai reduzir a tensão do movimento mantendo a flexibilidade.
Previne as lesões porque alongam as fibras musculares, proporcionando mais agilidade e elasticidade.
Além disso, aumentam a flexibilidade muscular para alcançar maior movimentação das articulações.
5. Ginástica holística
A experiência do Instituto Patricia Lacombe com a ginástica holística tem um índice de sucesso de 94% de reduções cirúrgicas, trabalhando com a respiração, o alongamento e relaxamento dos músculos proporcionando equilíbrio do tônus postural.
Através do alinhamento corporal, todas as estruturas do corpo ficam bem posicionadas e funcionam em sua plenitude o que diminui o gasto energético do organismo.
Além disso, em conjunto com o corpo e a mente, a ginástica holística previne a fadiga, desgastes prematuros, dores e até mesmo lesões, melhorando sua qualidade de vida.
Dor nas costas não é uma desculpa para não se movimentar! Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões. O mais importante é você escolher uma atividade que goste e que lhe dê prazer, mas que seja acompanhado por um profissional da área da saúde, para que ele possa orientá-lo e acompanhá-lo em sua evolução.
Fonte: http://patricialacombe.com.br/blog/quem-tem-dor-na-coluna-pode-fazer-atividade-fisica/
Fonte Imagem: UOL VivaBem
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#dornacoluna
#dornacolunapodefazeratividadefisica