O nervo ciático começa no final da coluna, mais especificamente das raízes nervosas L4, L5 e S1, e se estende até os pés. Ele é o maior nervo do nosso corpo. De maneira geral, a formação de hérnias são as causadoras das dores no nervo ciático. Elas são responsáveis pela compressão desse nervo. Dessa forma, o paciente sente dores na coluna, que se estendem para os glúteos e região posterior da coxa, chegando até o pé.

Essa compressão no nervo ciático ocasiona, além da chamada dor ciática, formigamentos, fraquezas, dormência e limitação dos movimentos. A dor melhora quando o paciente fica deitado, piorando quando senta ou fica em pé.
Conheça as principais causas das dores no nervo ciático

Dentre as principais causas das dores destacam-se as hérnias, compressão por desgastes, inflamações, infecções e tumores. O diagnóstico é realizado pelo ortopedista especializado através do teste de Lasègue e exames por imagem. Sendo a tomografia ou ressonância da coluna lombar os mais indicados.

Como tratar as dores no nervo ciático?

Existem duas formas de tratamento para as dores no nervo ciático: conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador inclui o uso de medicamentos analgésicos, gelo ou calor no local. Além disso, são indicadas sessões de fisioterapia e repousos de curtos períodos ao longo do dia. Procedimentos com infiltração de corticoides também são utilizados.

Assim, quando não há melhora do paciente com o tratamento conservador, o médico ortopedista indicará o tratamento cirúrgico para que o paciente melhore das dores no nervo ciático. O objetivo desse procedimento é a remoção da hérnia de disco por meio de cirurgias minimamente invasivas. Possibilitando assim, que o paciente retorne mais rápido para suas atividades cotidianas.

Formas de prevenção

Para manter a saúde de nossas articulações e nervos, é essencial que tenhamos uma vida com bons hábitos alimentares e esportivos. Manter uma boa alimentação ajuda no combate à obesidade e sobrepeso, fatores que colaboram para o desenvolvimento de hérnias de disco. Pois, o excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral, favorecendo, assim, o aparecimento das hérnias.

Além disso, a prática regular de atividades físicas é fundamental para evitar problemas no nervo ciático. Exercícios de alongamentos e musculação fortalecem e melhoram a elasticidade muscular. Entretanto, não exceda seus limites ao longo dos treinos e consulte com seu ortopedista antes de iniciar um programa de atividades físicas.

O cuidado com a ergonomia no trabalho, em especial as pessoas que estão de home office, com as cadeiras que possuem em suas casas e a utilização de colchões adequados, também previnem o aparecimento de dores no nervo ciático. Evite carregar pesos de forma inadequada, assim você preserva a sua coluna de problemas.

Esses cuidados ajudam a prevenir dores no ciático e também a melhorar a sua saúde em um todo. Portanto, consulte-se periodicamente com seu ortopedista para prevenir doenças nas suas articulações. Por fim, lembre-se: no primeiro sinal de desconforto e dor, procure o atendimento médico. As doenças diagnosticadas precocemente têm maiores chances de obter melhores resultados aos tratamentos. Em caso de dúvidas, converse com um ortopedista.

 

Leia mais em: https://danielsoutoortopedista.com.br/o-que-e-a-dor-no-ciatico/

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#drfelipebarretoneuro

#dr.felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#especialistaemcoluna

#especialistaemcolunasp

#especialistaemcolunasaopaulo

#herniadedisco

#cirurgiadacoluna

#tratamentodacoluna

#colunalombar

#colunatoracica

#colunacervical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *