Se você tem indicação cirúrgica a primeira coisa que se pergunta é:

No pós-operatório da cirurgia de escoliose, o acompanhamento multidisciplinar é fundamental. Apesar da fisioterapia não ter impacto na progressão da curva, a preparação dos músculos, os exercícios respiratórios, a melhora da consciência corporal é fundamental antes da cirurgia de escoliose para que o paciente tenha um pós-operatório mais tranquilo.

Um paciente bem alimentado, com nutrição adequada tem melhor cicatrização, menor taxa de infecção.

A fisioterapia precoce no pós-operatório da cirurgia de escoliose é fundamental, pois dá segurança para o paciente sentar-se, andar, subir escadas o mais precoce possível, tudo isso com ajuda de um profissional preparado para detectar disfuncionalidades que o paciente possa ter. O diálogo com toda equipe é fundamental no benefício destes pacientes.

A monitorização neurofisiológica é fundamental (São colocadas agulhas por todo o corpo que captam os estímulos nervosos e há um médico na sala especializado nisso e vendo toda hora os estímulos). A colocação dos parafusos e correção da curva deve ser feita com todo cuidado e realização do máximo de recursos disponível (radioscopia, O-arm) para que não haja complicações graves como perda dos movimentos ou sangramentos importantes.

O pós-operatório da cirurgia de escoliose é doloroso e é muito importante fazer o uso adequado de analgésicos, como indicado pelo médico, mesmo que esteja sem dor ou esta esteja diminuindo. Em geral há uma melhora da dor em 3 a 4 semanas e neste período é importante evitar esforços e carregar peso. A fisioterapia está indicada e é fundamental para evitar dores miofasciais e encurtamentos musculares.

O benefício estético da cirurgia de escoliose é inegável e notado de imediato após a cirurgia se houver uma boa correção da curva. Os sistemas de correção da curva disponíveis atualmente permitem poderosa correção e eu uso os sistemas de correção que estou mais habituado. Na grande maioria das vezes peço que os meus pacientes andem logo no primeiro ou segundo dia após a cirurgia. Isto ajuda a evitar trombose nas pernas e diminui a possibilidade de encurtamentos musculares, melhorando assim a dor pós-operatória.

É importante ressaltar que, devido à grande variação que existe da doença e consequentemente diferentes extensões de fixação na cirurgia, o pós-operatório pode ser mais ou menos doloroso e é muito importante analisar cada caso.

Fonte: https://www.dreloyrusafa.com/post/2016/09/16/cirurgia-de-escoliose-pre-operatorio-pos-operatorio-e-recuperacao

Fonte Imagem: World Top Trainers Certification

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

#escoliose

#tratamentodacoluna

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *