Na maioria das vezes um aneurisma cerebral só apresenta sintomas quando se rompe, causando uma dor de cabeça fortíssima frequentemente acompanhada de náuseas, vômitos, desmaios, crise convulsiva e rigidez na nuca. Mesmo sem ocorrer uma ruptura, os sintomas do aneurisma cerebral podem surgir por conta da compressão das estruturas vizinhas, podendo haver perda de visão por compressão do nervo óptico ou paralisia de algum outro nervo, também causando dores de cabeça. Outras vezes pode provocar a chamada cefaleia sentinela, dores de cabeça súbitas que se repetem várias vezes ao dia durante alguns dias. Quando isso acontece o aneurisma geralmente está prestes a romper e a cirurgia é considerada de urgência.
Muitas pessoas podem conviver com um aneurisma estável, que não aumenta sua dilatação, e nunca saberem disso. Em outras casos, aneurismas diagnosticados com menos de 8mm de diâmetro precisam ser acompanhados, no entanto, se não apresentarem evolução, podem ser controlados apenas com medicamentos para pressão, redução do esforço físico e procedimentos para evitar um rompimento futuro.
O aneurisma dificilmente apresenta sintomas, no entanto, é indicado procurar um médico caso o paciente apresente um ou mais dos seguintes sintomas:
- Dor de cabeça súbita acentuada (“pior dor de cabeça de sua vida”);
- Perda ou alteração no nível de consciência súbita;
- Rigidez no pescoço;
- Súbita presença de visão dupla ou borrada;
- Súbita dor acima ou atrás dos olhos ou dificuldade para enxergar;
- Súbita dificuldade para andar ou tontura;
- Súbita fraqueza e alteração de sensibilidade;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Convulsões;
- Queda da pálpebra.
Fonte: https://www.neurocirurgiao.net.br/aneurisma-cerebral/
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#especialistaemcoluna
#herniadedisco
#cirurgiadacoluna
#tratamentodacoluna
#colunalombar
#colunatoracica
#colunacervical