dor na coluna ou dor nas costas é um sintoma muito comum entre as pessoas. Estima-se que 80% das pessoas tenham ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Mas em alguns casos, a dor surge de forma tão intensa que deixa o indivíduo com a “coluna travada” impossibilitando de mover-se à posição que estava inicialmente.

Esta dor aguda nas costas provoca uma série de sentimentos, como medo, estresse, ansiedade e preocupação acerca dos motivos para ter ocorrido e qual impacto terá na saúde. Também traz dúvidas sobre quanto tempo irá permanecer e interferir na realização das atividades diárias.

Saiba que nessa situação, o mais importante é buscar ajuda médica para abreviar e controlar a dor através de medicações analgésicas, anti-inflamatórias e até analgésicos opióides mais fortes podem ser receitados dependendo da intensidade do quadro.

CAUSAS DE DOR NA COSTAS: POR QUE A COLUNA TRAVA?

A dor lombar na forma aguda é uma experiência bem dolorosa e caracteriza-se por ser um episódio súbito e de curta duração causada pela rigidez e tensionamento da musculatura na região da coluna. Muitas vezes está relacionada a traumas agudos, como estiramentos musculares, contusões ou entorses. No entanto, alguns fatores como sedentarismoobesidadelongas horas sentado, contribuem para o seu desenvolvimento.

A dor nas costas também é comum nas seguintes condições:

1. MÁ POSTURA: Uma postura inapropriada pode afetar diferentes partes do corpo que ainda que não acusem problemas de imediato. Quase sempre que uma pessoa fica muito tempo em pé com o quadril “torto” ou com as costas curvada, ou fica muito tempo sentada com os ombros para frente, ou carrega algo muito pesado de forma incorreta, levam a dores nas regiões da lombar.

2. FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: A falta do fortalecimento muscular aliado a uma alimentação rica em gorduras e açúcar pode levar à obesidade e, consequentemente, à sobrecarga corporal, prejudicando a saúde da coluna.

3. HÉRNIA DE DISCO: A hérnia de disco lombar ocorre quando há um deslocamento anormal do disco intervertebral na região lombar da coluna vertebral podendo levar à compressão e/ou inflamação das raízes lombares (nervos) e do saco dural, ocasionando o aparecimento da dor lombar isolada ou no membro inferior (glúteos e pernas), ou a associação das duas, que é conhecida como lombociatalgia.

TRATAMENTO PARA COLUNA TRAVADA

O acompanhamento com médico especialista em coluna é uma das alternativas para o tratamento da coluna travada ou dor aguda nas costas, pois o profissional analisará e buscará a causa, através da história clínica, exames físicos e de imagem, para evitar novos episódios e identificar se a dor foi devido a contratura/espasmo muscular ou se foi devido a uma lesão no disco vertebral.

Durante a crise, o repouso relativo, aplicação de compressas quentes no local e uso de medicações para o controle da dor (analgésicos e anti-inflamatórios) podem melhorar os sintomas rapidamente. Alongamentos e massagens também podem ajudar a aliviar a dor lombar.

Com a melhora do quadro da dor, a reabilitação motora, fisioterapia, reabilitação postural (RPG), musculação e a acupuntura poderão ser indicadas.

COMO EVITAR A COLUNA TRAVADA

A coluna travada é uma experiência bem dolorosa, mas que felizmente, na maior parte dos casos, é resolvida em curto período de tempo. Há situações em que a dor não melhora satisfatoriamente e requer continuo acompanhamento médico. O principal objetivo é resolver o episódio de dor aguda o mais rápido possível e, posteriormente, adotar práticas de prevenção optando por atividades físicas regulares e hábitos saudáveis que terão impacto positivo na saúde da coluna, do corpo e da mente.

1. CAMINHADA: A caminhada é uma ótima e simples alternativa para quem quer sair do sedentarismo, principalmente para iniciantes em que o nível de condicionamento físico ainda impeça a realização de atividades intensas.

2. MUSCULAÇÃO: A musculação praticada de forma regular e com acompanhamento de um profissional fortalece a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar, musculaturas responsáveis por estabilizar a coluna e evitar a sobrecarga articular.

3. NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA: Aliviam as dores musculares e melhoram as articulações e a musculatura, tornando-as mais enrijecidas. O ponto positivo é que dentro da água é possível tirar um peso significativo da coluna, tornando um ambiente livre de impacto e deixando o indivíduo com mais resistência e com amplitude de movimentos.

4. PILATES: Proporciona o alongamento, a tonificação e a definição dos músculos, o fortalecimento da musculatura abdominal e da situada ao longo das vértebras, além de auxiliar na redução do estresse. Este fortalecimento ajuda a melhorar também o alinhamento postural e proporciona o alívio de dores nas costas e articulações.

 

Fonte: https://colunasp.com.br/o-que-fazer-quando-a-coluna-trava/

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *