A dor ciática ou ciatalgia é a dor ao longo do curso do nervo ciático, geralmente resultado de comprometimento de raiz nervosa na coluna, mas pode ser também por compressão ou inflamação do próprio nervo.
O dano ao ciático pode ocorrer dentro do canal espinhal, no forame intervertebral (espaço entre as vértebras por onde passa a medula espinhal) ou em algum outro ponto de seu percurso, já que atravessa vários músculos, fáscias (membranas de tecido fibroso que protegem os órgãos) e tendões.
O nervo ciático é formado pelas raízes nervosas que saem da medula espinhal na região lombar. Ele desce pela nádega e, em seguida, pela parte de trás da perna até o tornozelo e o pé.
A dor ciática clássica começa na região lombar e nas nádegas. Afeta uma perna, passando pela parte de trás da coxa, pelo joelho e, às vezes, na panturrilha e no pé.
SINTOMAS E SINAIS DA DOR CIÁTICA:
- Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé
- Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada
- Fraqueza em uma ou nas duas pernas
- Dor que piora ao ficar muito tempo parado
- Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição
A intensidade da dor ciática varia muito de caso a caso. Dessa forma, pode ser leve, causando apenas desconforto ou queimação ocasional. Contudo, em casos mais graves, pode ser incapacitante, impedindo o paciente de ficar em pé.
Uma sensação de choque elétrico pelo trajeto do nervo também é comum.
A ciatalgia ou dor ciática pode piorar após esforço, tosse ou espirro. Ficar sentado por longas horas também costuma agravar os sintomas da dor ciática8.
Além da dor, a compressão do nervo ciático também pode provocar dormência, formigamento ou redução da força muscular no membro acometido.
Fonte: https://www.colunar.com.br/problemas/dor-ciatica/
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#dorciatica