O QUE É?
SÃO A ADMINISTRAÇÃO DE ANESTÉSICOS, ANALÉGICOS E ANTIINFLAMATÓRIOS DIRETO NA REGIÃO QUE SE PRESUME SER A ORIGEM DA DOR, PODENDO SER ELAS AS FACETAS ARTICULARES (ARTICULAÇÕES DA COLUNA), OS NERVOS QUE SAEM DA COLUNA OU O PRÓPRIO DISCO INTERVERTEBRAL.
COMO É FEITO?
EXISTEM DIFERENTES TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DESSAS MEDICAÇÕES. EM GERAL SÃO REALIZADAS EM HOSPITAIS OU CLÍNICAS COM ACESSO A APARELHOS DE RADIOSCOPIA (RAIO X EM TEMPO REAL) E COM AGULHAS RADIOOPACAS (QUE APARECEM AO RAIO X) PARA DETERMINAR MAIS PRECISAMENTE O LOCAL EM QUE A MEDICAÇÃO SERÁ ADMINISTRADA. SEDATIVOS PODEM SER UTILIZADOS PARA CONFORTO DO PACIENTE DURANTE O PROCEDIMENTO, SEMPRE REALIZADOS POR UM MÉDICO ANESTESISTA.
QUANDO REALIZAR UMA INFILTRAÇÃO?
AS INFILTRAÇÕES SÃO O MEIO TERMO ENTRE A FISIOTERAPIA E OS REMÉDIOS ANALGÉSICOS UTILIZADOS VIA ORAL E A CIRURGIA. NOS PACIENTE EM QUE A CIRURGIA NÃO É OBRIGATÓRIA E A DOR CONTINUA APESAR DO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E COM FISIOTERAPIA PODE-SE TENTAR A INFILTRAÇÃO PARA EVITAR O TRATAMENTO CIRÚRGICO.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS BLOQUEIOS?
O PRINCIPAL BENEFÍICIO É A MELHORA DA DOR, EM CASOS DE DÚVIDA O BLOQUEIO PODE AUXILIAR TAMBÉM NO DIAGNÓSTICO. EM ALGUNS CASOS ELES EVITAM A CIRURGIA, PORÉM OS EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO E ALONGAMENTO SÃO NECESSÁRIOS PARA EVITAR O RETORNO DA DOR. NOS PACIENTES QUE TIVERAM UMA BOA RESPOSTA E EVENTUALMENTE TENHAM RETORNO DA DOR, PODE-SE REALIZAR UM NOVO BLOQUEIO.
QUAIS SÃO OS RISCOS DAS INFILTRAÇÕES DE COLUNA?
MUITOS PACIENTES PODEM NÃO TER A MELHORA DESEJADA NECESSITANDO DE OUTROS PROCEDIMENTOS, OUTROS EFEITOS ADVERSOS COMO REAÇÕES AS MEDICAÇÕES SÃO MUITO RAROS, LESÕES INADVERTIDAS DAS ESTRUTRAS NERVOSAS SÃO RARAS, DESDE QUE O PROCEDIMENTO SEJA REALIZADO EM AMBIENTE IDEAL (COM AUXÍLIO DE EXAMES DE IMAGEM).
PRECISO FICAR INTERNADO? QUANTO TEMPO DEMORA PARA RETORNO AS ATIVIDADES?
GERALMENTE O PACIENTE RECEBE ALTA NO MESMO DIA DO PROCEDIMENTO SEM NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO, O RETORNO AS ATIVIDADES OCORRE 24H OU NO DIA SEGUINTE AO PROCEDIMENTO.
MELHOREI COM O PROCEDIMENTO PORÉM A DOR VOLTOU EM POUCOS DIAS APÓS, O QUE FAZER?
NOS PACIENTES QUE RESPONDEM BEM AO PROCEDIMENTO, MAS O EFEITO TEM POUCA DURAÇÃO PODE-SE LANÇAR MÃO DAS RIZOTOMIAS, QUE SÃO PROCEDIMENTOS MUITO SEMELHANTES AS INFILTRAÇÕES, MAS QUE FAZEM A NEUROMODULAÇÃO (INTERFEREM NA FUNÇÃO NERVOSA) ATRAVÉS DE UM ESTIMÚLO TÉRMICO, DIFERENTE DOS FÁRMACOS (QUE O FAZEM ATRAVÉS DE ESTÍMULOS QUÍMICOS). ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO TEM UM EFEITO MAIS PROLONGADO QUE MANTÉM O PACIENTE COM ALÍVIO DOS SINTOMAS POR MAIS TEMPO E EVENTUALMENTE SEM DOR.
Fonte Imagem: Dr. André Almeida – https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fdrandrealmeida.com.br%2Finfiltracao-tratamento-nao-invasivo-da-dor%2F&psig=AOvVaw1fZe4mlpatGm2xF8D3P0bk&ust=1615386374987000&source=images&cd=vfe&ved=0CAMQjB1qFwoTCKCY7La1o-8CFQAAAAAdAAAAABAG
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#infiltracaonacoluna
#coluna
#dornacoluna