A lombalgia pode ser sintoma de alguma doença mais grave?
Sim, dores que fogem do padrão normal da lombalgia, que pioram à noite, que não melhoram com repouso, e que estão associadas a febre, perda de peso e mal-estar, podem ser um sinal de uma infecção ou tumor, não necessariamente na coluna, mas também em estruturas próximas a ela.
A lombalgia tem cura?
A melhor maneira de tratar a lombalgia é a prevenção. Uma vez que a pessoa tem lombalgia devemos identificar o que está errado e combater as causas específicas.
Problemas de coluna e vida sedentária?
Há uma relação direta entre problemas de coluna e vida sedentária, o grande mal que atinge a maioria da população. A falta de atividade física leva ao enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna (tanto a das costas quanto abdominal) e ao encurtamento de tendões e ligamentos. Isso causa uma sobrecarga das estruturas ósseas da coluna e a eventuais crises de dor.
Como manter a coluna vertebral saudável?
Não é necessário esforço intenso. Cerca de trinta minutos diários de atividade física moderada são suficientes, sendo que esse tempo pode ser dividido em quinze minutos pela manhã e quinze minutos a tarde. Se a pessoa abandona a prática de exercícios, os benefícios adquiridos começam a desaparecer em duas semanas e desaparecem por completo em oito meses.
Como a atividade física ajuda quem tem dores na coluna?
O fortalecimento e alongamento gradual dos músculos aumenta mobilidade e equilíbrio, reduzindo lesões repetitivas sobre áreas já lesadas da coluna. Além disto, reduz risco de quedas e fraturas, auxiliando na manutenção da massa óssea e prevenindo a osteoporose.
Dicas para o atleta de fim de semana:
Faça avaliações físicas regulares para verificar se a intensidade de sua prática esportiva está adequada. Esportes como tênis e futebol aplicam enormes forças sobre a coluna, e sua prática sem reforço e alongamento muscular é um convite a lesões. É importante lembrar: “entre em forma para praticar esportes de impacto, ao invés de usar esses esportes para entrar em forma”.
Leia mais em: https://vialle.com.br/#blog
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#drfelipebarretoneuro
#dr.felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#especialistaemcoluna
#especialistaemcolunasp
#especialistaemcolunasaopaulo
#herniadedisco
#cirurgiadacoluna
#tratamentodacoluna
#colunalombar
#colunatoracica
#colunacervical