A dissecção da artéria carótida é uma condição em que as camadas da artéria carótida são separadas espontaneamente. Isso compromete o fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro e pode levar à um AVC.
É a causa mais comum de acidente vascular cerebral em pacientes mais jovens, e a importância de fazer um diagnóstico oportuno é fundamental para minimizar a morbidade e a mortalidade potencial de quem tem a doença.
Neste artigo, saiba mais sobre a Dissecção da Artéria Carótida, suas causas, sintomas e formas de tratamento.
Compreendendo a Dissecção da Artéria Carótida
A dissecção da carótida é uma ruptura da camada interna da parede da artéria. A lesão permite que o sangue penetre entre as camadas da parede. Isso as separa e faz com que a parede da artéria fique saliente. A protuberância pode diminuir ou interromper o fluxo sanguíneo através da artéria. Também pode causar problemas ao pressionar estruturas próximas, como os nervos.
A lesão também pode desencadear o sistema de coagulação do corpo. Um coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo no local da ruptura. Ou pedaços do coágulo podem se romper e bloquear o fluxo sanguíneo em ramos menores da artéria. O fluxo sanguíneo bloqueado ou diminuído pode levar a um mini-AVC (AIT) ou AVC. Isso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Causas
A dissecção da carótida pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, tende a acontecer com mais frequência em adultos mais jovens do que em adultos mais velhos. É uma causa comum de AVC em pessoas com menos de 50 anos.
Uma lesão no pescoço é o principal fator que pode causar dissecção da carótida. A lesão pode ser causada por algum impacto, como um acidente de carro. A dissecção da carótida também pode ocorrer sem causa conhecida ou após uma atividade considerada inofensiva, como:
- Natação;
- Mergulho;
- Patinação;
- Dança;
- Prática de esportes, como tênis, basquete ou vôlei;
- Ioga;
- Andar de montanha-russa;
- Pular em um trampolim;
- Dar à luz;
- Fazer sexo;
- Espirrar ou tossir.
Leia mais em: https://victorbarboza.com.br/disseccao-da-arteria-carotida/
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#drfelipebarretoneuro
#dr.felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto
#especialistaemcoluna
#especialistaemcolunasp
#especialistaemcolunasaopaulo
#herniadedisco
#cirurgiadacoluna
#tratamentodacoluna
#colunalombar
#colunatoracica
#colunacervical