Os benefícios da atividade física para enxaqueca são diversos, e atuam sobre várias partes do corpo, não somente no cérebro.

Criar uma rotina de exercícios pode proporcionar imunidade e prevenção para doenças relacionadas ao sedentarismo e envelhecimento, além de patologias crônicas, como a enxaqueca.

As causas da enxaqueca são incertas, mas acredita-se que pode estar relacionada a fatores hereditários e alterações no sistema nervoso.

Essa patologia é reconhecida por fortes dores de cabeça, onde parte do cérebro lateja e causa hipersensibilidade a diversos fatores.

As atividades físicas são capazes de minimizar os sintomas da enxaqueca, e, a longo prazo, diminuir a ocorrência das crises, por isso continue lendo este artigo e confira os 10 principais benefícios da atividade física para a enxaqueca.

Especificamente sobre as atividades físicas e seu resultado nos quadros de enxaqueca, determinados exercícios podem proporcionam um risco menor de crises no futuro.

No entanto, recomenda-se que a atividade seja realizada de forma moderada. Uma sugestão é praticar até 150 minutos semanais de exercícios, se a intenção é prevenir a enxaqueca.

Exercícios aeróbicos são os que apresentam melhores resultados. Caminhada, corrida, natação, pular corda e ciclismo são alguns dos mais populares.

É importante, também, monitorar os sinais vitais no momento em que o exercício é realizado.

Praticar mais do que o corpo suporte pode ter um efeito contrário do esperado, e muitas pessoas relatam crises de enxaqueca após fazer atividades físicas.

Por outro lado, se exercido de maneira correta, os exercícios trazem diversos benefícios para a prevenção da enxaqueca, vamos conferir?

1- Produção de endorfina e serotonina

A princípio, a prática de atividades físicas proporciona a produção e liberação das substâncias endorfina e serotonina pelo cérebro.

Esses hormônios são responsáveis pela redução do estresse, e atuam como anestésicos naturais do organismo, levando ao relaxamento, sensação de bem-estar e felicidade.

Dessa forma, ao fazer exercícios, o corpo passará a produzir mais substâncias, proporcionando bem-estar e reduzindo as chances dos sintomas da enxaqueca se desenvolverem.

2- Relaxamento dos músculos tensionados

Além dos benefícios produzidos pelo cérebro, as atividades físicas também influenciam no corpo físico.

Exercícios aeróbicos apresentam bons resultados no relaxamento do corpo e dos músculos tensionados por conta do estresse.

Muitas vezes, a rotina leva a situações de exaustão, que podem aumentar os riscos de enxaqueca.

Com a prática de atividades físicas regulares, esses sentimentos são dissipados, e o corpo consegue relaxar apropriadamente.

3- Estímulo corporal e cerebral

Enquanto as atividades físicas auxiliam na produção de endorfina e serotonina, também promove o movimento do corpo, estimulando seus músculos.

Esses tipos de estimulante são benéfico para a prevenção de outras doenças, não somente para a enxaqueca.

Problemas de saúde relacionados ao sedentarismo são evitadas quase em sua totalidade. Diabetes, hipertensão, até mesmo doenças como Alzheimer e Parkinson podem ter seus riscos diminuídos com as atividades físicas.

4 – Dissipação do estresse

Praticar atividade física para enxaqueca pode proporcionar uma situação de dissipação do estresse momentâneo.

Muitas crises podem ser desencadeadas por fortes sentimentos negativos, como irritabilidade, tristeza, ansiedade ou preocupação.

Dessa forma, fazer exercícios em momentos de estresse pode ajudar a liberar essa tensão e diminuir possíveis sintomas e risco de crise.

Por outro lado, criar uma rotina de atividades físicas alivia a tensão do cotidiano, eventualmente, diminuindo os riscos de enxaqueca por esse motivo.

5 – Consumo de energia

Além do relaxamento dos músculos tensionados, os benefícios da atividade física para enxaqueca também proporcionam um maior consumo de energia do corpo.

Desse modo, o indivíduo será capaz não somente de extravasar suas tensões, mas também descansar apropriadamente durante a noite.

Episódios de enxaqueca podem ocasionar insônia, ou serem estimulados através de uma má rotina de sono.

Assim, ficar cansado de praticar exercícios ajuda no descanso e no consumo apropriado de energia.

6 – Prevenção de doenças hereditárias

Uma vez que as causas da enxaqueca ainda são desconhecidos, um dos motivos considerados por estudiosos são a hereditariedade.

Dessa forma, atividade física para enxaqueca é capaz de prevenir essa patologia, e também outras doenças que surgem a partir da hereditariedade.

Diabetes e hipertensão são alguns exemplos de doenças hereditárias que podem ser evitadas com uma rotina de exercícios, e afetam nas crises de enxaqueca.

Realizar a correta manutenção da saúde pode diminuir a intensidade dos sintomas e a incidência dos quadros.

Além disso, outras doenças como essas podem colaborar para o desenvolvimento dessa patologia, ou sua piora.

7 – Diminui os riscos de obesidade e sedentarismo

Ainda se tratando de doenças hereditárias, a obesidade é uma das disfunções que também pode influenciar na enxaqueca e ser evitada com atividades físicas.

Doenças como a obesidade e o estilo de vida sedentário proporcionam mais problemas de saúde, que afetam diretamente o sistema nervoso.

Para pessoas que já possuem quadros de enxaqueca, essas doenças podem piorar os sintomas.

Por outro lado, praticar atividades físicas regularmente também traz benefícios nesse quesito, melhorando a saúde e prevenindo doenças relacionadas ao peso e os hábitos de exercícios.

8 – Melhora o sistema cardiovascular

Os benefícios da atividade física para enxaqueca também influenciam outras partes do corpo, que, indiretamente, se relacionam com essa patologia.

Um dos exemplos é o sistema cardiovascular. Praticar exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou natação, ajuda na frequência dos batimentos cardíacos.

Um sistema cardiovascular com a frequência controlada e saudável ajuda na diminuição da duração das crises de enxaqueca, bem como a intensidade dos sintomas de latejamento e hipersensibilidade.

9 – Diminui a frequência de medicamentos

Muitas pessoas que apresentam quadros de enxaqueca precisam fazer o uso de medicamentos para diminuir a intensidade dos sintomas.

Contudo, praticar atividades físicas pode fazer com que se utilize menos fármacos, optando por uma alternativa saudável e que atua a curto e longo prazo.

Além disso, doenças hereditárias que podem ser evitadas com exercícios fazem uso de medicamentos que tem a enxaqueca como efeito colateral.

Assim, a atividade física proporciona benefícios para mais de uma área relacionada na diminuição do uso de medicamentos.

10 – Autoconhecimento

Adotar uma rotina de exercícios é altamente aconselhável para quem apresenta quadros de enxaqueca, especialmente por conta do autoconhecimento.

O indivíduo será capaz de entender melhor como o próprio corpo funciona, suas limitações, barreiras e como reage a diferentes estímulos.

Isso ajudará em eventuais crises, no controle dos sintomas e na diminuição da duração dos quadros.

Finalmente, o autoconhecimento do próprio corpo é importante, inclusive para a enxaqueca.

Conclusão:

Enfim, as atividades físicas promovem resultados positivos na patologia da enxaqueca, e também na prevenção de outras doenças.

Mas é preciso tomar as devidas precauções, como hidratação correta, alongamento, monitoramento das frequências cardíacas e estabelecimento de uma rotina de exercícios.

Por fim, os benefícios das atividades físicas para enxaquecas são diversos, influenciando no corpo e na mente do praticante.

 

Fonte: https://neurologiaintegrada.com.br/atividade-fisica-para-enxaqueca/

 

#drfelipebarreto

#dr.felipebarreto

#felipebarretoneuro

#neurocirurgia

#neurocirurgiadrfelipebarreto

#neurologiadr.felipebarreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *