Os meninos NÃO demoram mais para falar do que as meninas. Esse mito que eles são mais preguiçosos só os leva a perder as janelas de oportunidade do desenvolvimento infantil.
✳️Aproximadamente, 15% das crianças até 2 anos de idade podem ter algum nível de transtorno de comunicação, sendo que, desse grupo, cerca de 5% poderá ter dificuldade de aprendizagem, estando ou não relacionado com o atraso na aquisição da fala e linguagem.
✳️Apenas 50% das crianças com transtorno de comunicação melhoraram espontaneamente após os 3 anos de idade.
🤔Mas, afinal, como saber quais serão essas crianças que irão se recuperar espontaneamente e quais não irão? Não há como saber, logo, não se pode ficar esperando para ver se haverá recuperação sem intervenção terapêutica.
⚠️A avaliação audiológica, investigação etiológica e a terapia da fala e linguagem devem ser realizadas em TODAS as crianças com qualquer nível de atraso na aquisição da fala e linguagem. Assim, como que em TODAS com ausência de linguagem funcional ou muito prejuízo da linguagem funcional está indicada comunicação suplementar aumentativa (CSA).
👶🏻Os meninos neurotípicos NÃO são mais atrasados do que as meninas. Porém, alguns transtornos da comunicação social são mais frequentes nos meninos do que em meninas e isso não pode ser esquecido!
🗣12 meses: inicia-se as primeiras palavras funcionais, geralmente “mama” e “papa”, mas, dependendo da entonação, pode mudar o significado (“mama” pode ser mamãe ou mamá). Fala mama e papa específico para mamãe e papai.
🗣24 meses: já fala mais de 200 palavras; usa, pelo menos, 10 verbos; utiliza frases de duas e até 3 palavras; segue instruções de duas ou mais etapas.
⚠️Isso é igual para meninos e meninas, para brasileiros ou para qualquer outra nacionalidade!
⚠️Se você notar qualquer atraso no seu filho, converse com o seu pediatra. A intervenção deve ser iniciada imediatamente! NUNCA se espera!
⚠️ Diagnóstico precoce leva a intervenção precoce, logo, se previne futuros transtornos do neurodesenvolvimento. NÃO acredite em crendices populares!
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto
#neurologiadr.felipebarreto