É difícil imaginar a nossa vida sem a presença dos smartphones. Os aparelhos eletrônicos facilitam o nosso trabalho diário, a comunicação, além de oferecer infinitas opções de lazer. Embora tenha tantos benefícios, o uso exagerado pode ser prejudicial para a saúde. Em média, os brasileiros, ficam conectados 9 horas e 29 minutos por dia, segundo relatório ‘‘2018 Global Digital’’, divulgado pela agência We Are Social, em parceria com a HootSuite. Este tempo é 3 horas acima da média global.
Descritas no inglês como text neck, as complicações geradas a partir da má postura decorrente ao uso prolongado são dores cervicais relacionadas ao mau posicionamento da cabeça ao usar o celular. O número de consultas médicas vem aumentando cerca de 40% nos últimos anos, principalmente entre pacientes jovens, com queixa de dor cervical. Tipicamente, a incidência dessa queixa aumenta com a idade, mas cada vez mais jovens têm relatado esse desconforto nos consultórios.
Com o tempo, a má postura pode levar ao desgaste da coluna vertebral, sobrecarregando as vértebras cervicais, o que pode motivar casos de degeneração tratáveis apenas com cirurgias. O primeiro sintoma de que o problema pode ter se iniciado é a dor na região superior das costas e no pescoço.
Problemas que podem estar relacionados com a má postura:
Tendinite Postural: A pessoa pode perceber uma dor de cabeça no fim do dia, mais acentuada na região da nuca;
Miopia: A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que o uso prolongado de celulares pode levar ao agravamento da miopia;
Síndrome do túnel cubital: O uso dos celulares com o cotovelo apoiado ou flexionado por longos períodos pode irritar o nervo ulnar em uma região do cotovelo chamada de túnel cubital. Os sintomas se manifestam com dormência nos dedos mínimo e anelar, perda de força nos mesmos e, em casos mais graves, gerar dores;
Artrite do polegar: Quem já apresenta os sintomas de artrite no polegar, o uso exagerado do celular pode agravar o quadro;
Dedo em gatilho: É quando o polegar fica travado ou faz um estalido. O uso contínuo para mensagens ou para segurar o celular em uma mesma posição pode causar o problema.
Ter uma postura correta é fundamental para evitar o problema. Algumas medidas simples podem garantir um pouco mais de saúde à postura na hora de utilizar o Smartphone:
A tela do Smartphone deve ficar na altura dos olhos e deve-se evitar atender o telefone usando apenas os ombros, com a cabeça inclinada para um lado;
Um exercício de alongamento também é eficaz. Basta mover a cabeça da esquerda para a direita várias vezes;
Evite passar muitas horas utilizando o smartphone. No máximo uma hora e meia podendo ser contínua ou fracionada.
O mais importante de tudo é utilizar o Smartphone moderadamente e na postura correta, evitando problemas futuros. Se houver alguma dor mais insistente, um especialista deve ser consultado.
Fonte: https://www.cirurgiadacoluna.com.br/blog/2020/3/5/o-problema-digital
#drfelipebarreto
#dr.felipebarreto
#felipebarretoneuro
#neurocirurgia
#neurocirurgiadrfelipebarreto